quinta-feira, 28 de março de 2013

Placebo

Há pouco mais de um mês, quando pensei em escrever sobre religião, pensei em como ela tem um poder e um alcance enormes e em como se parece com o placebo.
O placebo é um medicamento ou procedimento que só tem efeito por conta do paciente, se ele acredita ou não.
E, para mim, a religião, qualquer que seja, nada mais é que um apoio para as aflições da vida. É uma luz no fim do túnel, é uma loteria em que se arrisca que algo maior vai resolver o que você não está conseguindo sozinho.
Ouvi falar que o berço da religião foram as colheitas, ou melhor, a perda delas. Vamos rezar para que ano que vem seja melhor. E aí vieram os sacrifícios; que tal essa cabra em troca da proteção da colheita?
Há muito o sacrifício foi substituído por devoção, mas a crença continua firme.
De fato ainda me parece muito com o efeito que vejo em multidões que sobrevivem das religiões (e as grandes religiões só sobrevivem das multidões, o que clarifica a minha ideia de invenção, necessidade, placebo). O que muda não é a minha visão, o que muda é a minha experiência.
Quando adolescente, na escola, achava que rezava para passar de ano, mas nunca tive que rezar como rezei há um mês.
Me vi de uma hora pra outra em uma situação aterradora, me senti perdida e meio louca. Esqueci o sentido da vida e rezei pela vida que era arrancada da minha convivência. Rezei acreditando, porque precisava de uma força que eu não tinha. Rezei suplicando que a minha querida avó fosse bem recebida aonde quer que fosse e rezei para que eu conseguisse ter forças para seguir em frente.
Sempre achei o efeito placebo sensacional e sou fã das comprovações científicas baseadas no estudo dele,  mas nunca entendi em como ele funcionava religiosamente. Agora eu entendo, da maneira mais dolorosa possível, que é a saída da mente para acalmar o coração. Eu usei no desespero, mas se encaixa em cada pedido de cada pessoa. E o melhor é que é de graça e tem a cor e o gosto que você quiser...

4 comentários:

Cláudio Loclyh disse...

participa ^^
http://txyamuronnyh.blogspot.com.br/

Cláudio Loclyh disse...

participa ^^
http://txyamuronnyh.blogspot.com.br/

Liliana Alves disse...

Dei por mim a ler estas palavras e fiquei extasiada com a verdade delas.
Pensando muitas vezes na religião, no que ela é e consequentemente no que ela significa, nunca tinha associado tal ao efeito placebo. Mas é interessante como tudo isso faz sentido.

Grupo TCB disse...

Olá, gostaria de ganhar um dinheiro extra trabalhando com seu blog?

Então acesse nosso site, faça seu cadastro, veja nosso treinamento, entenda com funciona e então comece suas atividades em nosso sistema (trocar cliques nos blogs dos outros parceiros).

Estimativa de lucro de R$300/400 por mês
Você faz seu próprio horário
Você faz seu trabalho diário em menos de 1 hora
Não precisa ter experiência
Não se trata de marketing multi-ní­vel
Não se trata de pirâmide
Sem nenhum custo inicial
Sem mensalidades fixas
Sem precisar indicar pessoas
Sem precisar comprar nem vender nada

Venha conhecer! Muitas pessoas com seus blogs do blogger estão ganhando um dinheiro extra todo mês com nosso sistema.

Acesse http://www.webganhos.com.br

OBS: devido a algumas pessoas que tinham medo de fazer o cadastro porque ainda não conheciam o sistema, diminuímos o formulário de cadastro, agora não é necessário informar o CPF, dados da conta, etc...

OBS: devido ao limite de nosso servidor, estaremos limitando os cadastros. Portanto se quiser participar faça seu cadastro o mais rápido possível para garantir-se no sistema.