terça-feira, 3 de junho de 2008

O que todo pretenso, jovem e inteligente escritor deve saber sobre clichês e abiu

O papai diz que clichê é uma "frase ou idéia banalizada por repetição excessiva" e também "lugar-comum". Logo, se é lugar-comum, vamos acabar sempre nele.
A regra mais importante ao lidar com clichês é: Não fuja deles. Não adianta nem tentar, você pode corrar, mas não pode se esconder. Sim, eles vão te encontrar até mesmo lá.
A segunda regra mais importante ao lidar com clichês é: não caia no erro de achá-los banais (banal: sem originalidade; vulgar, corriqueiro).
Sim, clichês não são originais, mas o que é original? Que atire a primeira pedra quem tiver em mãos algo super inovador, nunca escrito antes de você colocar pra fora. E que me atire um avião quem não utiliza "frases feitas" ou bordões ou qualquer outra coisa que seja da família dos clichês.
Falamos clichês, vemos clichês em filmes (aliás, as fórmulas de filmes já são clichês quase em forma puríssima), lemos clichês em crônicas atuais e contos de anos atrás.
Será que somos todos clichês? ...
Não resisti, mas já parei.
Já que temos que conviver com clichês e usá-los, façamos direito. Goste dos seus clichês, trate-os bem, mude-os como queira e misture-os à vontade. Coisas ótimas vão aparecer (ou o bolo pode solar).

Ah, claro! Esqueci do abiu.
Abiu é um fruto que tem forma e tamanho de um ovo de galinha comum e tem a superfície lisa, amarela e brilhante. Sua polpa é esbranquiçada e muito doce, excelente contra infecções pulmonares ou pessoas desnutridas.
E eu nunca vi, nem comi, só ouvi falar.

2 comentários:

Unknown disse...

Amiigaa!
Eu tinha vindo aqui!
Só não comentei e nem sei pq!
Muito legal o texto!
Pra quê devemos fugir do clichê? Ele nos acompanha até quando vamos felicitar um amigo pelo aniversário... é sempre a mesma coisa, embora seja de verdade, sempre caímos nos " parabéns, felicidades e muitos anos de vida!" !
Ah! Eu desejo isso pra vc, mesmo que não seja seu niver! =p
Saudades! Beijooo!

Paulo Mendonça disse...

Ah,adorei o texto.Desejo que você continue escrevendo bem assim,desejo muita saúde,paz,felicidade e amor no coração




Clichê?
:P