sábado, 21 de junho de 2008

Tempo, tempo, tempo, tempo...

Quanto tempo é suficiente?
O tempo sempre fascinou com aquele fascínio que amedronta.
"O tempo passa rápido demais!" dizem os que querem trabalhar mais, se divertir mais, amar mais.
"O tempo demora muito a passar!" dizem os que estão cansados do trabalho, da aula, da solidão.
O tempo amedronta na hora do adeus e fascina na hora de um novo 'olá', mostrando que, vai, uma semana (ou quem sabe dois anos) não é tanto tempo assim.
Dois anos não é tanto tempo assim?
Dois anos é tempo pra caramba pra ficar longe de quem se ama.
Dois anos não é taanto tempo assim pra se conhecer alguém.
Dois anos é quase nada para quem faz faculdade de medicina.
Dois anos é tempo que passa rápido demais. Mal as promessas de ano novo são feitas pulando sete ondinhas e já estamos nós de novo no Natal.
E uma semana?
Muitos diriam que dois anos é 'um tempão' e uma semana não é nada.
Não? Experimenta começar a namorar e esperar uma looonga semana pra estar junto. Experimenta estar a uma semana do seu casamento. Experimenta estar a uma semana do seu filho nascer. Experimenta estar a uma semana das férias.
Agora experimenta estar a uma semana da volta às aulas. Experimenta estar a uma semana daquela prova importante. Experimenta estar na sua semana rotineira e me diz se quando você vê já não é sexta de novo e você está sentado com os amigos tomando uma cerveja e falando sobre futebol. Ou homens. Ou os dois.
E então? Uma semana é muito ou pouco tempo?
Essa é uma daquelas resposta em que a metade de lá diz á e a metade de cá diz bê.
Mas no que os ás e os bês concordam é que não se pode parar esse senhor. Tentamos escrever nossas experiências, tentamos capturar e segurar o momento em uma foto, tentamos dizer e fazer tudo que achamos que devemos dizer e fazer, mas nunca é o suficiente. Sempre se volta da viagem sentindo falta dessa ou daquela foto. Não escrevemos tanto assim, afinal, e o momento passou e essa ou aquela personagem ficou sem aquele traço e essa ou aquela história ficou sem aquela vírgula que, sabemos, mudaria tudo. Ou não?
Dizer e fazer ou não dizer e não fazer, são outras artimanhas do tempo. Ele nos dá todo seu tempo, esse senhor. E, no fim, não foi quase tempo nenhum. A gente volta pra casa e pensa que poderia ter feito diferente. E se? E se eu tivesse dito sim? Ou tivesse dito não? Ou, por Deus, e se eu tivesse dito QUALQUER coisa?
É, você poderia ter feito diferente, mas amigo, não fique remoendo isso! Não culpe os seus atos e nem culpe o tempo curto demais, porque se você acha que o senhor tempo é o velhinho mais tinhoso, está enganado! O senhor destino pode ser bem pior.
E eles trabalham juntos. É uma parceria de longa data.
O tempo encurta e alonga para que os planos do destino aconteçam.
Então, meu caro, se você não disse, não disse e pronto. Paciência. Se você disse, está dito. E mais paciência ainda!
O que tem que acontecer, vai acontecer!
Diga que ama, diga o que te incomoda, dê socos em quem merece e abraços em quem retribui. Diga que ama quantas vezes te vier na cabeça (e ainda serão poucas) e ame. E não odeie. E ame. E dance na chuva e empurre seus amigos na piscina. E ria. Muito, com todos. E ame. E dê presentes. E dê muito mais sorrisos. E coma doces. E ame. E saia. E se divirta horrores. E compre presentes pra você. E se dê um tempinho. E ame. E se ame!
Sim, é clichê, mas você já sabe que eu gosto disso.

E por que eu gastei um bom tempo desse dia lindo de sol pra escrever isso?
Porque eu quero aproveitar todo o tempo que puder pra dizer o que eu acho que tenha que ser dito e fazer o que eu acho que tenha que ser feito. E, vai, nem foi taanto tempo assim!

5 comentários:

Cinthia Paes disse...

Amiigaa! Muito legal o texto!
"O tempo é um devorador de ilusões". Isso é falado naquele livrinho mágico que suamos pra pegar... claro que essa é uma adaptação! =D
O sentido é o mesmoo!

Beijoo, Bibi!

Paulo Mendonça disse...

QUANDO EU ESTAVA PENSANDO EM DIZER QUE ESTAVA MEIO CLICHÊ,VEM VOCÊ E DIZ: "Sim, é clichê, mas você já sabe que eu gosto disso."

PARECE QUE FALOU PARA MIM :P
POXA,MAS COMO SEMPRE ADOREI...BOM DEMAIS DA CONTA!!!!!!

Renato Alt disse...

Um belo desabafo, menina.
E sem incômodos com clichês: só o são, afinal, por serem verdades insistentes...
Parabéns...
Beijos.

jow disse...

achei o site passando pelo alt.

gostei do texto. do ritmo, particularmente.

ouvi dizer por aí que o tempo está aceitando suborno nas terras tupiniquins. será?

Renato Alt disse...

“Quando você senta com uma bela garota por duas horas, parece dois minutos. Quando você senta em um fogão quente por dois minutos, parece duas horas. Isso é relatividade!”
- Einstein