segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mimitação

Eu acho que Shakespeare era criativo o suficiente para não precisar ser o Romeu para criar Romeu e Julieta, mas nada impede que ele tenha sido, ou visto ou ouvido uma história real de Romeu e Julieta.
Dramático demais, sim. Imagine, morrer de amor. Morrer por amor. Não culpo Shaks nem tampouco a pobre Julieta apaixonada, mas aposto que umas Lisbelas da vida se inspiraram nessa idéia nada inteligente. Até que ponto Shaks imitou a vida e a vida imitou a sua Julieta?
A inspiração da arte se misturou com a mágica da vida. A gente se identifica com as músicas melosas e também com as outras, (quem nunca achou que o Lulu Santos ou o Marcelo Camelo estavam cantando só pra você pode me dar uma cacetada na cabeça) mas eles, em seu momento inspiração-máxima podem ter pensado naquela dorzinha adolescente que ainda incomoda, naquele sobrinho que anda triste ou naquela história que a sua esposa contou ontem.
O ponto é: até que ponto nossos sentimentos criam os personagens e até que ponto os personagens criam nossos sentimentos.
Pensar que muita gente se identifica com "Eduardo e Mônica" deixa a nóia de que, caramba, nós somos ridiculamente parecidos. Existem muitos Eduardos, Mônicas, Romeus, Julietas, Marias, Josés, Capitus e Bias inspiradores (e com histórias tristemente repetitivas) e por isso músicas e romances nos atingem em cheio ou existem muitos Eduardos e Capitus que se atingem porque ouvem muita música e lêem muitos romances?
Nós manipulamos os dramas do romance vivendo nossos dramas ou vivemos nossos dramas baseados nos grandes romances?
Quando paramos de imitar e passamos a ser imitados? Quando paramos de ser imitados e passamos a imitar?
Essa é a pergunta que não quer calar. E eu que não vou tentar calá-la. Eu deixo os Eduardos e as Capitus gritando como loucos e sofrendo como apaixonados por aí. Nem ligo. Nós seremos sempre Julietas perdidas e vocês Bentinhos confusos. É a vida. É a arte.
É a arte da vida?

2 comentários:

ana bia disse...

hahahaha
Essa pergunta me atormentou a tarde inteira :P
Espero que atormente você :)

Cinthia Paes disse...

Aí é que está a questão, cara amiga!
É a arte da vida!
Acho que tudo que fazemos é imitado, mesmo sem perceber, de alguém...
Estamos imitando uns aos outros o tempo todo e não percebemos.. Afinal, todos somos irmãos de acordo com a palavra de Deus não é? Então, irmãos mais semelhantes do que podemos enxergar!

Beijoo!!
*contagem regressiva*