terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Torna-te quem tu és!

Tornar-se quem é não é só descobrir quem você é, nem aperfeiçoar quem é, é mais que isso.
Tornar-se quem você é é seguir os seus planos, a sua vontade, a sua liberdade. É não viver desejos de outros, expectativas de outros.
Tornar-se quem você é é um pouco de Clarice Lispector, é encher seu coração com "a pior vontade de viver". A pior vontade é a vontade de parar tudo, a vontade de começar de novo. A pior vontade é a vontade de estudar História da Arte quando seu pai quer que estude Direito.
A pior vontade bate, grita, esperneia. E nós só nos tornamos quem somos quando ouvimos. Quando vivemos o que queremos viver, vivemos com vontade. Quando preferimos pegar 3 ônibus e fazer algo que complete a andar 15 minutos para fazer algo que não acrescente nada, a não ser tédio e cansaço mental. Quando paramos de lamentar e agimos.
Se formar nisso não vai te fazer feliz? Tranca a faculdade e tenta de novo! Você prefere italiano a espanhol? Então muda de curso logo! Seu pai gosta de verde e você de lilás? Compra tudo lilás e dane-se ele. Dane-se quem seja, senão quem se dana é você.
Se você no final do dia parar pra pensar que detestou e faria tudo diferente, pode ter o dia seguinte. Se você com 87 anos perceber que não gostou nem um pouco da sua vida, que foi uma boa filha, uma boa esposa, uma boa mãe, uma boa avó, mas disso não tirou realização, você não pode fazer os 87 anos de novo. E quem nos garante que temos a vida que vem? E quais serão as condições dela? E se essa nossa vida se repetir infinitamente? Você gostaria de repetir essa vida eternamente? Ou vai ser um sofrimento sem fim? Se for um sofrimento, vambora, vamos mudar! Está tudo aqui na frente, ao alcance das mãos. A liberdade não é uma ilusão maior que a verdade, ambas estão a nosso serviço...
Pegue a sua pior vontade e transforme na sua melhor, na sua maior vontade!
Seja ela qual for, seja ela diferente da aceitação da família e da sociedade. Seja ela um 'quarto e sala' com realização pessoal ao invés de uma cobertura com realização profissional e suicídio induzido do eu.
Quebre regras, invente novas, se reinvente, se descubra, não diga 'eu nunca', se respeite, leia mais livros, assista mais peças e filmes, ouça mais músicas, conheça mais artistas, converse com mais crianças e velhinhos, aprenda com seus pais. Você é criança, vai ser pai e velhinho também.. E o que nunca enche é a cachola! Se realize, do jeito que for!
E, seguindo o clichê publicitário da moda, inove! Aproveite o novo ano, o novo mês, a nova semana, o novo dia, as próximas horas. Inove. Seja feliz.

Um comentário:

Paulo Mendonça disse...

Bonito texto, beibe!
Essa parada de inovar tá ganhando os blog's do Brasil ^^
Realmente foi uma sacada incrível!