quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pé de chinelo

Eu sou uma defensora da palavra "medíocre". Como normal, mediano. Nem lá, nem cá. Mas como é uma palavrinha demais da feia, acaba tendo um peso pejorativo.
"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre" já dizia Oscar Wilde.
É indispensável ser medíocre em muitas coisas. E se é normalmente medíocre em outras tantas. Eu sou medíocre pintando uma parede, por exemplo.
Medíocre não é tudo de ruim, galera. É tudo de comum, tudo que não é ótimo nem péssimo. É como eu e você, mas não como Machado de Assis.
Mas não me parece que a fama de medíocre está para mudar. Esse é o tipo de estigma que não sai com o tempo.
É uma pena.
Mas nem tudo é podre no reino da Dinamarca!
Hoje em dia você falar que fulano é "pé-de-chinelo" já não é mais uma ofensa!
Você vê por aí pés de chinelos na rua, no shopping, no cinema.
Chinelo agora é fashion e não custa mais dé reau!

As pessoas podem se ofender se chamadas de medíocre, porém se você mandar um "seu pé-de-chinelo", pronto! Tem um amigo sorridente! "Ai, você gostou? É último lançamento. Reparou nos detalhes de cristais swarovski?".
Muitos pés de chinelos são feitos com mensagens. De amor, de amizade, uma piada ou uma passagem bíblica.
Também já é figurinha carimbada em brindes de casamentos e festas de 15 anos, os pés de chinelo descontraídos.
Alguns pés de chinelo circular longe do chão. Em chaveiros, pingentes ou presilhas de cabelo.
Agora então, com a copa, haverão por aí muitos pés de chinelos patriotas por pátrias que não a sua. Só porque é bonito, não porque vá torcer pela seleção do pé.
Você pode ter o pé de chinelo que preferir, mas não pode ir ao shopping com o seu par de chinelos medíocre. Deixe-os para um programinha mais medíocre, como fazer compras na feira.

Nenhum comentário: