sábado, 23 de agosto de 2008

Melão

Melancolia é a maneira romântica para "ficar triste".
O romântico não diz que está triste, nem muito menos entra em depressão, o romântico está melancólico.
Melancolia é uma tristeza saudável, eu poderia até dizer, pois é uma tristeza mesclada com saudade, com boas recordações. Quem está melancólico não se mata, escreve um poema, uma música (ou um post).
Você pode curtir a sua melancolia, mas jamais se curte uma tristeza. Tenho que discordar do Vinicius e dizer que a tristeza, assim como tudo, acaba sim. Mas não a melancolia, pois é parte do espírito do romântico.
Diria até mais, diria que a doce melancolia suspende seu estado por um período, para que você aproveite tudo o que tem pra aproveitar e volta no fim para que você coloque o cd do Cazuza pra rodar.
Ok, nós vivemos em tempos modernos, então você pode pegar o seu mp3 e curtir a sua melancolia da mesma forma. Só não vale ouvir NxZero, por favor, nem Jonas Brothers.
Não, pra curtir a melancolia tem que ser um clássico. Tem que dar aquela dorzinha boa, tem que rolar aquela saudade.
Fundamental é mesmo o amor e a melancolia, pois com eles que nascem os grandes feitos no nosso (pseudo, porém complexo) mundinho das letras e das artes.
Sim, já que pra se construir uma nova plataforma de petróleo você não precisa estar melancólico (e acho até melhor não estar mesmo).

Drummond pensaria em rosas, em Minas, no amor (e na falta de correspondência) e escreveria um poema que ficaria para a posteridade.
Eu vejo as janelinhas laranja que não páram de piscar, sem resposta, sinto a saudade e escrevo um post (não muito bom).
É, já não se faz mais melancólicos como antigamente.

Nenhum comentário: