terça-feira, 14 de outubro de 2008

eu estou bem! só tenho dificuldades em ser...

O que o tio Aurélio tem a dizer sobre isso é muito interessante! [Ser: 5.estar, ficar, tornar-se; 6.pertencer a, provir, proceder, ser próprio de; 9.ter existência real existir; 12.existência, realidade; 13.a natureza íntima de uma pessoa]
Reparem como o melhor fica pro final. E vamos por partes, como diria Jack...
Ser é existir - oh, tio Aurélio!, disso a gente já desconfiava!;
Ser é pertencer a, tornar-se, ser próprio de - é por aíí, estamos quase chegando;
Ser é a natureza íntima de uma pessoa - tá, chegamos! era aqui que o tio Shakes queria tocar e, não se sabe por quaais diabos, eu também.
Você é, você é de algum lugar. De lá, de cá, de longe, de perto. De alguma família, de alguma natureza, de algum signo. Você pertence a comunidades invisíveis (e agora a comunidades online).
Tá, você é isso e é aquilo e essa parte é fácil. Dados físicos, dados acadêmicos, dados profissionais, dados concretos.
Agora... e os emocionais? Como você é por dentro? Você quer ter esse trabalho todo de ser? Vale a pena ser? Vale a pena lutar contra a maré para ser alguma coisa pensante e ativa, é melhor deixar-se levar e ser um nada ou o melhor mesmo encontrar a felicidade no arrepio frio da navalha nos pulsos? Essa felicidade é real? Essa é a melhor solução? Existe uma felicidade válida depois desse ato desesperado? Você quer isso?
A dificuldade em ser é a única que consegue superar a dificuldade em querer. E elas andam quase sempre juntas.
O que você quer ser quando crescer? Podemos escolher o que queremos ser? Como escolher isso? Baseados em que? Com a finalidade de que?
O que você quer agindo assim? Você quer casar comigo? Você quer ter filhos?
Quer isso ou quer aquilo? É isso ou é aquilo?
Querer não é poder e viver não é ser.
Shakespeare não sabia o que dizer sobre isso. Tentou e tentou e fez (genialmente) a parte dele.
Clarice tentou com os insanos questinamentos de GH e chegou bem perto.
E é assim, pegando um pouco de cada gênio que eu vou construindo a minha idéia de ser.
Tudo isso enquanto sou, mesmo sem saber.

Um comentário:

Soso Paskin disse...

Ser ou nao ser, eu nao sei.
Sei que cegamente sou o que quero ou nao ser.
Ser seria saber,
Nao ser seria morrer.
Sou e nao sou; prefiro viver.