domingo, 18 de maio de 2008

'Deus sabia de tudo!! E não fez NADA!?' ou 'Uma nova história da Criação.'

Sim, eu sei, religião não se discute, mas foi o Paulo que começou!!
E, de qualquer jeito, não vou discutir (alguém aí já chegou no ponto em que se discute sozinho? Conversar, ok, mas discutir? Não sei não...), vou comentar.

(Plagiando a Capricho e o Antonio Prata) Estive pensando...
Pra começo de conversa, se Ele não fez nada, tenho que definir a existência de um Ele.
Não, não aperta o xis. Eu não vou puxar uma Bíblia nem tentar te converter! Aliás, não poderia te converter a nada. Como o assunto aqui não é religião, e sim atos e culpa, não entrarei nele!
Sim, culpa! O que você acha? Olhe em volta! Olhe pra você! Alguém TEM que ter culpa! E eu não irei colocar a culpa em mim! Ih, pode tirar esse sorrisinho da cara! Nem vem! A culpa não é minha!
Tá, calma, podemos aceitar a reconfortante (?) idéia de que existe alguém que tinha uma até boa idéia na cabeça, mas pulsos não muito firmes e um humor brutalmente instável?
Beleza! Vamos lá...
Vou pular a parte de quando ele teve a brilhante idéia de inventar algumas criaturinhas e criaturonas e colocá-los a viver num mesmo grande e belo planeta, aonde havia alimento, água, espaço e felicidade para todos. É, foi assim. E foi durante um banho enquanto Ela não chegava. É engraçado como as idéias gostam de surgir durante banhos, né? É um pequeno problema já que até você sair do banho e anotar para não esquecer, os pequenos e importantíssimos detalhes já se foram. Como, por exemplo, a planta que curaria a Aids, o tipo de minhoca que seria uma super-arma contra todos os tipos de cancer e a geografia correta do Nordeste, para que chovesse em todas as épocas do ano... É, pequenos grandes erros... Primeira culpa d'Ele. Estão anotando? Excelente! Prosseguindo... Até o momento em que a centelha de idéia mais brilhantemente desastrosa O atingiu. Não, dessa vez não foi no banho, foi durante um cigarrinho (que Ele fez questão de experimentar quando se viu encantado pela geometria da planta -e adorou) depois de... Bom, vocês sabem! A censura não me permitiu ser mais clara. Enfim, ele se encantou logo com a idéia de mais bichinhos em seu planeta. Mas bichinhos diferentes. Bichinhos que sentissem as mesmas coisas que Ele sentia, mas que fossem fisicamente como Ele gostaria de ser. Sim, partindo da idéia que Ele e Ela são apenas massas sem forma, mas tomam banho e... outras coisas, Ele deu a forma que queria. Pelo menos ao Adão. E a Eva o que Ele esperava d'Ela, o que causou um ciúme no comecinho do projeto, que passou assim que ele mostrou a Ela o que a gravidade era capaz de fazer. Ah sim, gravidade essa que foi inventada por Ela. É, você não sabia? Pois bem. Ela inventou algumas outras coisas também. Coisas que os filhos de Adão acham terem sido inventadas, ou descobertas, por eles. Doce ilusão masculina, não?
Continuando antes que me estenda demais.
Ele colocou em suas novas criaturas sentimentos grandiosos como admiração, respeito, lealdade e equilibrou com inveja, mesquinharia, traição. O que me faz lembrar do grande amor com todo o seu mistério, seus enigmas, suas tristezas. Esse foi o segundo erro. Anotem. Acrescentar o amor coloca a culpa de muita coisa nEle.
Nesse instante o planeta ficou pequeno demais. Pequeno para que dois seres tão diferentes convivessem em total harmonia. Pequeno para se fugir de quem não se quer ver nem pintado e se acaba esbarrando na portaria. Pequeno, às vezes também, para amar. É, surpresa!, não sou contra o amor, mas que Ele, por nos sujeitar a isso, tem grande culpa, ah isso tem!
Agora que já estamos vivendo neste planetinha, é que as culpas se atropelam!
Ele perdeu o controle há muito tempo, e nós fomos à Lua! Injustiçamos e massacramos povos e etnias! Criamos destruição em massa com algo que Ele julgava tão pequeno que nós nunca daríamos por existir (com um leve apertar de botões, BUM! lá se foi o planeta!-idéia que O faz ter crises terríveis de gastrite e lançar um ou dois terremotos). Inventamos vírus em laboratórios. Destruímos florestas, acabamos com espécies, acabamos com culturas. Matamos uns aos outros e a nós mesmos. Dizemos ser em Seu nome, ou por amor. (Ah, sempre o amor!)
Mas Ele percebeu mesmo que era uma situação calamitosa quando viu o Lula no poder, e chorou. Sim, ele também chorou durante essa loucura de dengue, e doeu mais porque, no fundo, Ele é brasileiro!
Acho que agora seria a hora ideal para eu dizer que me sinto mais leve tirando toda essa culpa que me atormenta a cabeça há alguns anos. Mas não posso dizer isso, já que a culpa é nossa. É, divido ela com vocês. Nossa! Nós matamos, roubamos, traímos mentimos descaradamente porque queremos, porque nos beneficia! E a culpa não é só de quem comete, mas também de quem cala.
Ele sabe de tudo sim, já que tem uma visão privilegiada na frente do seu computador (é, como você se sente jogando The Sims, mas um cadinho mais complexo), Ele tenta nos avisar em todo momento, mas estamos com os ouvidos já tampados, tentando fugir dessas verdades baixas que nos assombram no Jornal Nacional. Nos assombram nas crianças que fazem malabarismos nos sinais. Nos assombram nas crianças que voltam para casa mais cedo, assustadas, do colégio porque está tendo tiroteio outra vez, ou porque a professora não foi outra vez. Ou nas crianças que chegam em casa com fome porque a verba de merenda escolar foi desviada e vão continuar com fome porque todo o salário medíocre que chamam de mínimo não dá nem pra alimentar os cinco irmãos metade do mês. Nos assombram também quando vemos o filho do nosso vizinho, na quadríssima do Leblon, sendo preso por tráfico. E nos assombram mais ainda quando sabemos que ele vendia para os "nossos meninos". Mas infelizmente, a gente só acorda desse transe quando alguém não volta pra casa, quando uma bala perdida acha alguém querido ou quando o motorista (com a carteira tão nova que parece quente, saída do forno -um garoto, um moleque) que bateu no carro da sua filha, que saiu da pista e entrou na fatal contra-mão, admite que estava bêbado. Quando é tarde demais. Tarde demais para? Não, não é tarde demais. A chuva ainda cai do mesmo jeito, o sol continua firme e forte e, por incrível que pareça, a gente continua vivendo, sentindo e amando.
Esse maldito desse amor é mesmo a maior culpa dEle! E o maior dos seus presentes!
É ele que dá gás aos revolucionários e suas revoluções, tinta à pena do poeta e ao pincel do pintor.
E, já que Deus não faz nada, façamos então, nós! Pintar o rosto ou usar flores contra armas seria clichê demais, eu sei, mas criatividade!
Somos mais preparados que o nosso presidente e isso já é um grande começo.
Já que, dizem, Ele escreve certo por linhas tortas!
Vamos escrever também!

4 comentários:

ana bia disse...

Era pra ser descontraído e levemente sarcástico e acabou enorme e levemente político.
É a vida.

Cami disse...

Ai...ai...
Deus é uma coisa divina...
Só ele se entende...SÓ ele nos entende...
E ele nunca é culpado.
Sobre a cura da AIDS estar numa plantinha,acredito que esteja Sim,Só que não encontraram ainda...
Cara como o Silvestre Stallone disse num filem:
VocÊ é a doença,eu sou a Cura!!

Nóss humanoss somos a doença e o antidoto de todas as coisas estão aqui com a gente...só que somos doenças BURRAs q não querem se curam...
Entãoo...o melhor é sentarr e se divertirr com a Dorr!

Unknown disse...

Humm...Ele não escreve por linhas tortas, nós que lemos errado, Bibi! Não concordo com esse post! Tenho minha religião; confio muito em Deus e no Senhor Jesus e sei que tudo que passamos é porque Deus permite que aconteça. Ele não erra e nunca errou! Acredito que foi Ele que moldou este mundo, que por sinal está do jeito que está, porque Ele permitiu o livre arbítrio e cabe a cada um escolher e fazer o que achar melhor. Deus não é o culpado pelas injustiças. O único culpado é o ser humano que não sabe tomar cada dia como uma benção! Há um ditado que diz: "O ontem é passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso é chamado PRESENTE!".
Realmente este é um tema bastante complicado pra se abordar; depende do ponto de vista de cada. Eu já fiz minha parte! =)
Beijoooos!

Paulo Mendonça disse...

Cara,falar sobre este tal Deus é flórida(leia FODA).Gostei do tom sarcástico do texto, concordo que acabou com um tom político e meio que se perdeu,rsrs.Eu sinceramente gostaria de saber o que Deus faz pelas vidas das pessoas,(R.NADA).Quem pode e deve fazer algo pela sua vida é você mesmo,mas é super normal o ser humano se apegar a ilusões(essa e muitas outras).É um fato que nunca poderá ser mudado(será?).


Bem...Já dizia Marx: "A religião é o ópio do povo"(eu sei que seu texto não falava bem sobre isso,mas eu também me perco em comentários,e me deu vontade de comentar sobre isso,hahaha :P)

Bjsss,Paulie