sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A falta de sentido é entediante

Tédio.
Aula.
Almoçodedomingonacasadatiaavó.
Trabalho.
Fichamento.
Trânsito.
Fila.
Msn.
Ralacionamentos.
Amor.
Insônia.
Amizade.
MSN.
DomingãodoFaustão.
Espera.

E por aí vamos.

"Para ser capaz de se entediar, o sujeito deve ser capaz de se perceber como um indivíduo apto a se inserir em vários contextos de significado, e esse sujeito reclama significado do mundo e de si mesmo. Sem tal demanda não haveria tédio". (Lars Svendsen, Filosofia do Tédio).
O que fazer então quando não é mais sextafracassadanomsn porque já é sábadotediosonomsn e você já escreveu 4 textos medíocres, já falou mais do que devia com as pessoas que normalmente você falaria, já deu uma olhada na páginaderelacionamentos alheia, já olhou fotos antigas, já tomou água de coco, já adicionou alguns livros na lista "tenho que comprar", já até leu seu textoprafichamento sobre Marxismo(!)? O que fazer? Apelar? Jamais! É nessa hora que o homem chora (haha, irresistível)... É nessa hora que a pessoa se vê obrigada a fugir em devaneios idiotas. Alguns amigos adoráveis continuam puxando assunto e sendo legais, isso é bom, mas os devaneios são mais interessantes nesse momento.
Devaneios esses como: o que é tédio? haveria escapatória? existe vida depois do tédio? alguma coisa não é tédio?
Sim, existe cura. E não, não existe saída. Se é que me faço entender. O tédio está sempre ali, esperando a deixa pra te agarrar. Mas você pode chutar seu, uh... digamos, saco e arrumar uma coisa pra fazer até ele se recuperar e conseguir te agarrar de novo.

[Pausa para perguntas de ordem prática... quanto tempo eu consigo olhar pra tela do computador antes de piscar ou das olheiras arderem? qual o máximo de tempo que se pode ficar sem responder uma janela piscante sem que o interlocutor -sente o drama da faculdade- fique nervoso? e depois de quanto tempo a janela magicamente pára de piscar sem aviso nem explicação? o nome de quatro importantes nomes da Bossa Nova que estão em um show em DVD que está em promoção nas LojasAmericanas? se eu deitar na cama agora eu durmo? e finalmente.. a pergunta para qual a resposta é 42? ok, voltando]

Poderia dizer que o tédio é uma "doença dos 'intelectuais'" (ou pseudo), como as "doenças de rico"? Sim, já que os chamados, os 'preconceituados', intelectuais pensam demais sobre os contextos que estão inseridos, o motivo disso e a importância para o mundo e para si mesmo. Já que sempre se acham (ou nos achamos?, nós os pseudo) muito importantes e inteligentes.
Pronto, me incluí na classe. Provavelmente incluirei você também. Afinal, somos todos pseudérrimointelectuais. Os que se dizem intelectuais, não são nada, são metidos. Só não são mais metidos do que nós, os pseudo.
Nós nos achamos o máximo. Porque dizemos que não somos intelectuais, mas gostamos que achem que sim (até quando mexem nos pontos negativos da espécie).
Nós escrevemos em blogs, nós vangloriamos os devaneios criativos.
Somos tão metidos que temos coragem de publicar uma porcaria escrita as duas da manhã num estado de espírito amortecido pelo tédio e pesado pelas olheiras.

Nenhum comentário: